O que é uma lavadora ultrassônica? Confira 3 fatos que você precisa saber antes de comprar a máquina

O que é uma lavadora ultrassônica? Confira 3 fatos que você precisa saber antes de comprar a máquina

Esse conteúdo é ideal para você que deseja saber um pouco mais sobre a lavadora ultrassônica. Além disso, vamos informar 3 fatos para analisar com atenção antes de escolher a sua.

Garanto que depois da leitura, você terá ainda mais desejo de adquirir essa máquina para o seu segmento. Boa leitura!

O que é uma Lavadora Ultrassônica?

Para dar início a este conteúdo, nada melhor que falar com detalhes o que é uma lavadora ultrassônica.

O principal objetivo da lavadora, é realizar a limpeza interna e externa de peças ou partes, alcançando até as reentrâncias de difícil acesso à lavagem manual.

Assim, ela é capaz de realizar uma limpeza técnica com precisão, de modo automático. Dessa forma, não é necessário o acompanhamento de um operador durante o procedimento.

Algumas máquinas ainda são equipadas com sistema que seca os materiais a vácuo, tornando ainda menos necessário o contato direto do profissional que a opera.

Além disso, elimina as sujeiras presentes em peças com geometrias complexas, tubulações e canais onde o acesso fica muito restrito para a limpeza manual.

Ela é ideal para a limpeza de vidrarias, paquímetros, micrômetros, amostras de peças para o controle de qualidade, além de sonicação para estudos clínicos.

Todo processo com a lavadora ultrassônica demanda a utilização de soluções adequadas, como a água e o produto químico auxiliar. Além do ajuste de tempo e temperatura, caso necessário, e a colocação das peças de forma correta.

Processo de cavitação e ultrassom

Para entender o processo de limpeza de uma lavadora, é preciso saber o que é o processo de cavitação e como o ultrassom consegue realizar a remoção com tanta precisão.

Um ultrassom de alta potência, quando aplicado em um determinado líquido, transmite suas radiações eletromagnéticas e criam ciclos de rarefação e compressão.

No momento da rarefação, ondas ultrassônicas geram microbolhas de vácuo no líquido, que desenvolve-se até atingir um volume onde não conseguem mais absorver energia. Após isso, as bolhas implodem causando a cavitação.

Conforme as bolhas implodem, atingem uma temperatura ainda mais elevada, além da formação de um jato de líquido ao redor da bolha. Favorecendo a limpeza de forma homogênea.

Limpeza correta

Certamente, para que a máquina continue funcionando sem problemas, é ideal seguir alguns requisitos. Dentre eles, a limpeza da própria lavadora.

Veja os passos para a limpeza da lavadora, tomando o devido cuidado para que não prejudique o seu desempenho.

• O primeiro passo é colocar os EPIs necessários, o que garante a proteção do operador;

• Verifique a temperatura do equipamento já desligado; se já estiver frio, pode seguir os procedimentos;

• Remova os cestos e faça a limpeza, utilizando sabão e uma esponja que não risque o equipamento;

• Após este processo, enxágue os cestos em água corrente e deixe secando sobre um pano limpo e seco;

• Para a limpeza da câmara interna, deve-se utilizar sabão neutro e um pano macio;

• Contudo, para remover o sabão da câmara, o ideal é usar um pano umedecido em água totalmente limpa. Repetindo o processo até que não reste nenhum vestígio de sabão.

• Para secar, use um pano limpo e seco;

• Por fim, repita a higiene das mãos.

Essa limpeza pode ser feita uma vez por mês, sempre seguindo essas dicas.

A limpeza contribui para a vida útil da lavadora, visto que ela pode durar por anos sem interromper o uso, caso esteja em boas condições.

 

Fatos sobre a Lavadora Ultrassônica

Veja três fatos sobre a lavadora ultrassônica, e que você precisa saber antes de adquirir a sua.

Recursos sustentáveis

O uso da lavadora ultrassônica adota recursos sustentáveis, trazendo menos gasto e desperdício de água. Pois, conta com um sistema ajustável de água, além de permitir que o operador adicione mais, caso necessário.

Além disso, você pode filtrar a solução para limpá-la e utilizar mais de uma vez. Economizando assim, na troca constante de produtos para a limpeza.

Atualmente, fabricam-se soluções pensando na tecnologia por ultrassom, permitindo o descarte em esgoto comum.

Essas soluções contam com um volume de água que permite esse descarte sem prejudicar o meio ambiente. Contudo, em sua maioria, elas são biodegradáveis.

Segmentos onde a lavadora ultrassônica pode ser usada

Conforme falamos no início, a lavadora pode realizar a limpeza de diferentes materiais. Dessa forma, pode ser vista nos seguintes setores:

• Hospitalar;

• Industrial;

• Setor cirúrgico;

• Metrologia;

• Automotiva;

• Óticas.

Enfim, além desses, ainda pode ser usada em setores de eletrônicos, relojoaria, informática e clínicas odontológicas.

Não precisa de contato direto com operador

Surpreendentemente, algumas lavadoras contam com um tipo de tecnologia, ou robôs, que ficam responsáveis por colocar e tirar os materiais de dentro do cesto.

Assim, evita acidentes laborais e contaminações mesmo após a limpeza completa.

Quais itens compõem uma lavadora ultrassônica

A lavadora é composta por um tanque, também chamado de cuba, onde colocam-se as peças para a limpeza.

Além disso, ela dispõe de um circuito eletrônico responsável pela geração da energia em alta frequência. Nesse caso, aplica-se essa energia em transdutores, que provocam a cavitação para a limpeza das peças.

Tudo fica enclausurado em um gabinete dotado de componentes elétricos para a proteção do equipamento e do operador. Sobretudo, ainda controlam outros recursos como o aquecimento do líquido que está sendo utilizado na lavadora.

Todo equipamento precisa ser fabricado com peças e componentes de qualidade. Para isso, deve-se iniciar com um projeto apropriado, com ferramentas modernas como desenho 3D e simuladores. Além disso, é preciso que tenham aplicação de calibração de tempo.

Ademais, os materiais utilizados durante a produção da máquina, precisam chegar de fornecedores com capacitação para o fornecimento dos itens especificados.

Equipamentos de limpeza por ultrassom, precisam de cuidados importantes em sua utilização, como a conservação e manuseio correto.

Depois de todas as qualidades citadas, fica difícil não querer uma máquina dessas em sua empresa, certo?

Por fim, antes de adquirir a sua lavadora ultrassônica, certifique-se se a empresa escolhida tenha atendimento ao cliente na pós-venda, além de uma equipe especializada para realizar a manutenção caso seja necessário.

Gostou deste conteúdo? Em nosso blog você encontra mais informações, referentes às lavadoras ultrassônicas e suas funcionalidades.