nebulização na indústria alimentícia

Nebulização na Indústria Alimentícia

A nebulização na indústria alimentícia é, comprovadamente, uma técnica extremamente eficiente de manutenção da qualidade dos alimentos, dos seus nutrientes, prolongando a sua vida e durabilidade também.

Em nosso post anterior, falamos sobre o que é o processo de nebulização, para que serve, quais as vantagens? Hoje vamos abordar em mais detalhes seu uso no setor alimentício.

 

A qualidade no setor alimentício

A indústria de alimentos no Brasil encerrou 2022 com faturamento de R$ 1,075 trilhão, superando em 16,6% o apurado no ano anterior. No mercado interno, as vendas chegaram a R$ 770,9 bilhões.

Mas para que esse segmento se mantenha pujante, a qualidade de produção, fabricação, logística de distribuição, armazenamento e exposição dos produtos para venda é fundamental.

Para a indústria de alimentos, o termo qualidade concerne, principalmente, à garantia da segurança do alimento produzido e a segurança alimentar está relacionada à produção de alimentos que não provocam danos à saúde do consumidor.

Muitas pessoas se perguntam o que deve ser feito para garantir que os alimentos que chegam à mesa do consumidor sejam seguros, afinal, trata-se de um assunto delicado, tanto para os envolvidos no processo de fabricação, como também para os consumidores finais.

Um dos pontos primordiais para este segmento é obter alimentos seguros através de processos padronizados, monitoramentos e manutenção das boas práticas. Não à toa, o segmento dos alimentos e produtos naturais, orgânicos, frescos, vem crescendo.

E a qualidade de muitos alimentos perpassa pela adoção de práticas de umidificação para garantia de ambientes apropriados para cultivo, estoque e comercialização.

 

Aplicações do sistema de nebulização na indústria alimentícia

Uma das aplicações da nebulização na indústria alimentícia é para a descontaminação de ambientes produtivos. É cada vez mais importante se atentar às condições higiênico sanitárias na produção de alimentos, para garantir uma produção de alimentos seguros, evitando assim, as DTA (Doenças Transmitidas por Alimentos).

Para uma higienização eficiente, além da escolha da técnica ideal, deve-se realizar o controle de quatro fatores primordiais, definidos no círculo de Sinner. São eles: ação mecânica, tempo de aplicação e atuação dos agentes da higienização, a temperatura dos agentes e a concentração química das soluções. Tais fatores devem ser utilizados/controlados em combinação, pois caso um dos fatores esteja fora do critério estabelecido, afeta diretamente a eficiência do processo.

Algumas vezes, as técnicas convencionais não são suficientes para eliminar contaminações presentes no ambiente de processamento e técnicas adicionais podem auxiliar na garantia da segurança microbiológica de alimentos, além de favorecer o aumento do shellife e a redução do uso de conservantes em alimentos.

Neste cenário, a técnica da nebulização química, conhecida também como, aerossolização, apresenta-se como uma técnica adicional aos processos convencionais de higienização, promissora para produção de alimentos, uma vez que, além da descontaminação ambiental, pode ser utilizada na descontaminação superficial de equipamentos e alimentos. Apesar disso, a técnica ainda é pouco estudada e subutilizada na área de alimentos, sendo bastante difundida na área médica para descontaminação de ambientes hospitalares.

A nebulização se baseia na difusão do agente sanitizante líquido em uma névoa fina pelo ar, sendo o ácido peracético e o peróxido de hidrogênio os produtos mais utilizados. A difusão em névoa fina, resulta em quantidades menores de solução desinfetante se comparada a aplicação da forma líquida nas superfícies, possibilitando redução dos custos relacionados aos produtos químicos e do consumo de água. Além disso, promove uma cobertura 3D do ambiente de forma uniforme, garantindo assim, a descontaminação de locais de difícil acesso. 

Outra aplicação que ainda está em fase de estudos com bons resultados é na descontaminação ambiental em áreas de processamento em situação real em indústrias de alimentos.

E a aplicação que muitos de nós vemos no dia a dia é a nebulização para umidificação dos alimentos em estufas de produção de verduras, legumes e frutas, na exposição desses alimentos em feiras e mercados, para mantê-los “vivos” por mais tempo (resguardando os nutrientes, a saúde, frescor, crocância).

 

Umidificador ultrassônico para sistema de nebulização de alimentos

O sistema de umidificação ultrassônico é considerado um dos mais eficientes métodos de umidificação industrial da atualidade.

Segundo o Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Leandro Pereira Cappato, existe uma necessidade crítica não atendida de melhorar a segurança microbiana de frutas e legumes frescos, com intuito de aumentar seu shelf life

Entre os estudos realizados, pesquisadores observaram uma redução de aproximadamente 3 logs (UFC/cm-2) na contagem de cepas de E. coli O157: H7 e Listeria na superfície de espinafre, alface e tomate, após a aerossolização da curcumina em combinação com a radiação de luz UV-A. 

Em outro estudo foi observada a efetividade do dióxido de cloro aerossolizado na redução da E.coli O157: H7, Salmonella Typhimurium e Listeria monocytogenes em cenouras lavadas, obtendo uma redução entre 1,3 a 1,5 log UFC/g

Em folhas de alface aerossolizadas com ácido peracético (40 ppm) por 10, 30 ou 60 min foram observadas reduções entre 0,3 a 3,8 log UFC/cm2 na população de cepas de Escherichia coli O157: H7, Listeria monocytogenes e Salmonella Typhimurium

Outro estudo reportou uma redução de até 6 log UFC/g na inativação da Escherichia coli O157:H7 em espinafre fresco aerossolizado com uma mistura de isotiocianato de alilo, peróxido de hidrogênio, ácido acético e ácido lático, durante seu armazenamento refrigerado.

E o umidificador ultrassônico da EcoSonics atende as necessidades da indústria alimentícia no que se refere à nebulização dos produtos e ambientes. No que se refere aos alimentos frescos expostos em prateleiras, bancadas, murais, evitam o desperdício produzido pelas diferentes condições em que se encontram os alimentos.

Para mais clareza, aplica-se em murais verticais de exposição de frutas e legumes, murais de frio com ciclo de ar forçado para a conservação de frutas e legumes a uma temperatura positiva, ou murais de frio com ar forçado e portas de vidro para a preservação dos produtos frescos sem embalagem.

O umidificador ultrassônico da EcoSonics apresenta alguns benefícios diferenciais, tais como gera uma névoa fina e uniforme; não desperdiça água e não molha; a névoa se mantém mais tempo em suspensão no ambiente; tem baixo consumo de energia, não aquece a água, portanto, não altera a temperatura do ambiente; pode atingir até 98 % de umidade relativa (%UR); pode ser instalado em ambientes climatizados; sua instalação é simples; tem função de controlar a umidade; e é uma tecnologia moderna e altamente confiável.

Hoje, temos disponíveis no mercado as máquinas F18 Modular, F14 Modular e F10 Modular,  a FB1.5 e FB3.0. No segmento de hortifruti, queremos dar destaque às máquinas FB1.5 e FB3.0. 

O umidificador ultrassônico FB1.5 e o FB3.0 são equipamentos sustentáveis, de alta eficiência e confiabilidade, o nebulizador é o melhor investimento para seu hortifruti. De fabricação 100% nacional, de baixo consumo de água e energia, design moderno e de fácil operação, sendo possível controlar o  nível de umidade do ambiente, totalmente adaptável para atender aplicações variadas, podendo ser instalado em qualquer móvel expositor. A diferença entre os equipamentos está no volume produzido em litros por hora, na quantidade de cristais e na potência.

Os cristais são transdutores (convertem a energia) que geram uma movimentação de 1 milhão e 600 mil vezes na água, ocasionando assim a névoa. Quanto mais cristais na composição do equipamento, mais névoa é gerada pelo aparelho. Os cristais são peças sensíveis, por isso exige-se um cuidado especial com os umidificadores, como limpeza, não uso com ”água dura” ou água de poços, de mina.

A EcoSonics tem uma linha de umidificadores ultrassônicos para atender as mais variadas necessidades do mercado, desenvolvendo também equipamentos personalizados para projetos especiais, desenvolvidos de acordo com a necessidade de cada segmento. Nossas máquinas para nebulização industrial de umidificação ultrassônica foram desenvolvidas para trabalhar 24 horas sem interrupção.

Quer saber mais? Entre em contato!