Artigos
Importância do investimento em equipamentos ultrassônicos no setor laboratorial
O investimento em equipamentos ultrassônicos no setor laboratorial é uma condição fundamental atrelada a resultados, crescimento e produtividade.
No Brasil, existem 26.545 unidades de serviço de apoio de diagnose e terapia (SADT), unidades que atuam nos segmentos de apoio diagnóstico e terapêutico onde são realizadas atividades que auxiliam no processo de diagnóstico ou complementam o tratamento e a reabilitação do paciente.
A distribuição regional deste número de unidades está relacionada, principalmente, às condições socioeconômicas e à disponibilidade dos serviços de saúde. A evolução do número de estabelecimentos relacionados às atividades diagnósticas é influenciada, especialmente, pela inovação e avanço tecnológico – o que permite a detecção cada vez mais precoce e, até mesmo, a probabilidade de uma pessoa desenvolver uma determinada doença.
O crescimento foi mais intenso nos serviços de diagnóstico por registros gráficos, que compreendem diversos exames para o diagnóstico de doenças do coração, entre eles o eletrocardiograma de repouso, teste ergométrico, eletrocardiograma de alta resolução, Holter, MAPA (Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial), teste cardiopulmonar e Tilt-Test.
Perspectiva do Setor Laboratorial
O panorama para o setor de medicina diagnóstica no Brasil é promissor, mesmo diante dos desafios econômicos, regulatórios e legislativos. Considerado como um dos setores que mais evoluem e inovam a cada ano, o surgimento de tecnologias permite que os exames de diagnóstico sejam realizados em grande escala, em menor tempo, com melhor qualidade e precisão, evitando o desperdício e o aumento na escalada dos custos na saúde.
Segundo o presidente do Conselho de Administração da Abramed, Wilson Shcolnik, “inúmeros fatores têm impulsionado o crescimento do setor: utilização da Inteligência Artificial e processos digitais para apoiar os diagnósticos, a modernização dos equipamentos e novas tecnologias laboratoriais, a utilização da telemedicina e subespecialidades em larga escala, inovações na área de genética, rede integrada de saúde, entre outros. Esse conjunto de fatores aponta para um cenário em desenvolvimento.”
Importância da gestão de qualidade e investimento em equipamentos ultrassônicos
Uma gestão da qualidade eficiente é uma forma de evitar gargalos que prejudicam as rotinas laboratoriais. E os setores técnicos possuem metodologias próprias, adequadas às suas atividades, para que o serviço seja feito com precisão pelos colaboradores. Cada setor tem seus processos organizados da melhor forma, e o resultado final é uma entrega de valor ao cliente.
Atualmente, os laboratórios são responsáveis pelas análises e desenvolvimento de diversos segmentos, desde a área da saúde até o ramo alimentício. Para garantir eficiência no processo é necessário que sejam utilizados equipamentos de alta qualidade e tecnologia, tais como os equipamentos ultrassônicos, sendo de extrema importância o investimento no setor laboratorial.
Com os avanços tecnológicos, os aparelhos automatizados são utilizados nas análises para garantir resultados mais precisos. Assim, os laboratórios se tornaram locais mais seguros para os profissionais em busca otimização de tempo, diminuição de erros e retrabalhos, que optam por equipamentos com alta tecnologia, design menores, podendo aproveitar melhor o espaço, para melhor produtividade e qualidade.
Equipamentos ultrassônicos no setor laboratorial
Os equipamentos ultrassônicos são de extrema importância para o funcionamento e eficiência nas entregas de laboratórios. Atualmente, laboratórios fazem o uso da lavadora ultrassônica para a limpeza completa de suas peças por causa da capacidade da máquina realizar uma lavagem profunda e eliminar toda sujeira, mesmo em pequenos orifícios e reentrâncias.
A principal função de uma lavadora ultrassônica é fazer a limpeza completa de maneira automatizada de peças e partes em muitos setores. As cubas/lavadoras ultrassônicas do segmento laboratorial possuem diversas aplicações sendo extremamente úteis no ambiente de um laboratório.
O mesmo equipamento efetua a lavagem e limpeza com ultrassom das vidrarias (béqueres, tubos, entre outros), e utiliza a energia do ultrassom para homogeneizar líquidos diferentes. Isto é possível porque a energia gerada pelo ultrassom tem a capacidade de misturar alguns líquidos, acelerando o processo mecânico que muitos laboratórios necessitam.
Conheça mais sobre a linha laboratorial da Eco-Sonics:
Lavadora ultrassônica gabinete acústico – possui gabinete termoacústico em aço inox, display touch 2,8’’ polegadas, controle de tempo e limpeza programável de fácil configuração, equipamento indicado para utilização em ambientes fechados com nível máximo de ruído emitido de <75dB, equipamento disponível 9,5,13,21 e 25 litros.
Lavadora ultrassônica Eco 30.37 Lab – um equipamento desenvolvido exclusivamente para utilização em laboratórios com controle de tempo de limpeza programável e de fácil configuração, controle de temperatura ajustável, memória do último ciclo realizado, tampa articulada em aço inoxidável, com capacidade de 30 litros.
Lavadora ultrassônica com Chiller – é um equipamento micro processado e programável que automatiza diversos processos. Este modelo pode trabalhar com sistema de resfriamento dos líquidos que podem ser ajustados entre 15ºC até 25ºC, pois é dotado de um sistema de refrigeração (chiller), para amostras sensíveis a certas temperaturas durante o processo de sonicação.
Agora que você conhece a importância do investimento em equipamentos ultrassônicos no setor laboratorial, fale conosco e esteja à frente no crescimento do segmento que se destaca por inovação, agilidade e eficiência.